Hospital

Santa Casa de Piracicaba

Diretor Técnico: André Luis Gervatoski Lourenço / CRM 88074-SP

Nossa História

A história revela que, no início do século XIX, a exemplo das demais vilas e cidades brasileiras, Piracicaba sofria com surtos endêmicos que condenavam a população.

A cidade era carente de cuidados médicos e, em 25 de dezembro de 1854, José Pinto de Almeida fundou, então, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, mudando para sempre os rumos da saúde pública na conhecida Vila Nova da Constituição.

O modelo da Instituição foi trazido de Portugal e, à época da colonização, adaptou-se às necessidades de um povo que somava os hábitos europeus aos da população indígena, com o propósito de servir gratuitamente a população mais carente com a mesma dignidade e atenção que dispensava aos mais afortunados.

Passados 166 anos, a Santa Casa de Piracicaba honra a memória de seu fundador e mantém visão de futuro constituindo-se, hoje, num dos complexos hospitalares mais respeitados do país; referência para outras 25 cidades da região.

Estrategicamente localizada na região central da cidade, de fácil acesso e estacionamento próprio, reúne os mais diversos serviços em 60 mil metros quadrados de área, evitando que o paciente deixe o Hospital para exames e procedimentos.

Parceira da Prefeitura na manutenção do sistema público de saúde, mantém 335 leitos (mais de 63% deles destinados ao SUS) e serviços de alta complexidade que garantem, inclusive, a realização de cirurgias cardíacas; transplantes renais e de córneas. Seu Centro Cirúrgico é amplo e em suas salas, devidamente equipadas, são realizadas em média 35 cirurgias todos os dias.

O respaldo a tamanho movimento é garantido por uma moderna e eficiente estrutura hospitalar que agrega Unidades altamente complexas como UTI para adultos; UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Centro Obstétrico com Maternidade e transmissão online de partos; moderno laboratório, Central de Esterilização de Material e Lavanderia modelo.

O avanço tecnológico é outra vertente deste crescimento e está presente também na atuação 24 horas do Serviço de Pronto Atendimento; do EMCOR - Serviço de Emergências do Coração e seu Centro de Hemodinâmica; do Departamento de Urologia; do Instituto de Radiologia, com ressonância magnética e tomografia computadorizada; do Setor de Hemodiálise; da Unidade de Oncologia e da Clínica de Reprodução Humana.

Um complexo hospitalar gigantesco que realiza em media 26 mil atendimentos/mês e cuja experiência e credibilidade tem proporcionado campos de estágios para escolas de ensino superior nas áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição. Um respeito tão grande que trouxe para cá também o Hemonúcleo Regional e a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

Mas nem só de alta tecnologia se faz o bom atendimento médico-hospitalar. O segredo está no dia-a-dia e na motivação de uma equipe composta por mais de 2.000 profissionais, entre colaboradores e médicos altamente especializados. Todos comprometidos com o processo de evolução científica e qualificação profissional que levam à humanização do atendimento.

Um cenário no qual o aprimoramento tecnológico, o conhecimento científico e a qualificação profissional são constantes e fundamentais à filosofia do Hospital, indicado pela Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo como uma das parceiras do Projeto Educasus para educação à distância. A Instituição também serviu de modelo de revitalização de hospitais, o que lhe rendeu a certificação nível ouro, conferida pela excelência dos serviços prestados.

Mas, como qualidade é sinônimo de um processo contínuo de aperfeiçoamento, o plano estratégico da Santa Casa de Piracicaba propõe um nível de excelência ainda maior, impondo ao Hospital o desafio de buscar, sempre, certificações de qualidade cada vez mais abrangentes.

Tudo isso com apoio irrestrito do Santa Casa Saúde, plano de assistência médico-hospitalar que coloca ao alcance de seus usuários os benefícios e avanços proporcionados pela medicina e pelo seu Centro de Prevenção e Promoção de Saúde. Um ambiente perfeito onde qualidade de vida associa-se às ações preventivas proporcionadas por um amplo e completo Programa de Saúde Inteligente e por um atuante Comitê de Saúde nas Empresas.

É assim que a Santa Casa de Piracicaba alimenta a cada dia a Missão de “promover a saúde por meio de assistência hospitalar especializada de forma humanizada”.

É assim que a Irmandade projeta seus valores, voltados à “ética, transparência, humanização, comprometimento, valorização profissional, compromisso com o meio ambiente e estímulo à fraternidade.

É esse o jeito Santa Casa de cuidar da saúde!