Educação Ambiental

O compromisso com o meio ambiente também está na pauta de prioridades da Santa Casa de Piracicaba que, em janeiro de 2007, instituiu a Comissão de Saúde Ambiental e o Programa de Gerenciamento de Resíduos com o objetivo de incorporar a educação ambiental na rotina hospitalar e direcionar treinamentos aos colaboradores para que eles mantenham-se conscientes e contribuam efetivamente com o processo de gerenciamento e reciclagem de resíduo hospitalar, visando à melhoria do ambiente e a utilização racional dos recursos naturais.


2007 foi também o ano dedicado a amplas e acaloradas discussões a cerca do aquecimento global e da responsabilidade de cada cidadão com a preservação do meio ambiente. Dentro desta perspectiva, a Santa Casa aderiu ao projeto ‘Plante Vida- Nascemos Juntos Para Viver’, instituído pela Prefeitura de Piracicaba através da Sedema- Secretaria de Defesa do Meio Ambiente para fortalecer o programa ‘Piracicaba Mais Verde‘.


A proposta é aumentar significativamente o número de árvores plantadas no município e, para isso, o poder público propôs o plantio de uma árvore para cada criança nascida nos hospitais da cidade. Ao aderir a proposta, os pais autorizam e participam do plantio para que, depois, seus filhos possam acompanhar o crescimento da árvore como forma de comprometimento social com a causa ambiental. A Santa Casa participa ativamente da proposta, conquistando a adesão de praticamente 100% dos pais que dão à luz no Hospital.


Outra importante contribuição da Irmandade ao processo de conscientização ambiental foi a instituição, em 2007, da Semana de Meio Ambiente, evento que passou a reunir a comunidade hospitalar em torno da discussão de temas de abrangência universal, processo enriquecido com campanhas internas para a racionalização de energia elétrica, redução de resíduos hospitalares e do consumo de água.